domingo, 17 de maio de 2009

Poéticas do Imaginário - Mais uma iniciativa para destacar o Amazonas

Foi realizado em Manaus no período de 12 a 14 de maio na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, O 1° Colóquio Nacional Poéticas do Imaginário: literatura, história, memória, que teve participações de intelectuais de várias partes do país, destaque para o Prof. Dr. Luiz Costa Lima,(PUC-Rio), além de professores e escritores já conhecidos, como Prof. Dr. Gabriel Albuquerque (UFAM), Nícia Zucolo(UFAM), Zemaria Pinto (Escritor e Membro da AAL), Prof. Dr. Marcos Frederico(UFAM e UEA), entre outros.
O Colóquio teve como eixos temáticos nas apresentações as relações luso-brasileiras; Literatura e História; Literatura e Imaginário; Literatura e Subjetividade; Entre fronteiras: o regional, o nacional e o universal; e Efemérides.
Nas palavras do poeta, romancista, ensaísta, crítico e pesquisador literário Helder Macedo, professor titular da University of London: “O evento foi uma ótima iniciativa para destacar a visibilidade do Amazonas na Agenda Literária nacional e internacional. Estou encantado com o trabalho que foi executado por um grupo de jovens, que apesar de estar em início de carreira, tem muita maturidade e ambição profissional”.
O evento foi promovido pela Cátedra Amazonense de Estudos Literários, grupo de pesquisa certificado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) junto ao CNPq, em parceria com a Cátedra Jorge de Sena para Estudos Literários Luso-afro-brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Quarta Literária - Eugène Ionesco

Eugène Ionesco


No mês de maio, na já consagrada Quarta Literária, realizada sempre na primeira quarta-feira de cada mês, coordenada pelo Professor Tenório Telles, terá como tema Cem anos de Ionesco – sobre rinocerontes e outros bichos”, o palestrante será nada menos que o escritor Jorge Bandeira que é formado em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde pós-graduou-se em História Social da Amazônia. É ator, músico e dramaturgo. Autor da peça A fabulosa loja dos bichos (2003). Dedica-se ao estudo do teatro, com especial atenção em Samuel Beckett e Antonin Artaud. Atua como crítico de Teatro e Dança. Traduziu poemas inéditos no Brasil de Samuel Beckett e do poeta norte-americano Allen Ginsberg, além do clássico poema non sense de Lewis Carroll, A Caçada do Snark. Os poemas de Beckett e de Lewis Carroll foram lançados pela Editora Valer.


Jorge Bandeira



Bandeira contará a história da vida e obra do dramaturgo Eugène Ionesco, analisando suas principais obras. Será apresentado o trailer do filme Rhinoceros, adaptação cinematográfica da peça teatral “O Rinoceronte”, estrelado por Gene Wilder (o Sr. Wonka, da clássica versão “A fantástica fábrica de chocolate”). Será imperdível!


O evento acontecerá no dia 6 de maio de 2009 (quarta-feira), às 18h30, no Espaço Cultural da Livraria Valer, na rua Ramos Ferreira, 1195, Centro. Entrada franca!

Para mais informações: 3635-1324 falar com Farias ou 8194-3459 falar com Bruna.

BLACK MERSEY BEATLES COVER

Como pedido, aqui vai uma boa notícia para quem é fã de Beatles:

A banda amazonense Black Mersey, é uma banda cover do quarteto mais invejado e amado de todos os tempos, isso mesmo, se você pensou em John, Paul, George e Ringo, acertou! Pois é, esse grupo é uma proposta bem elaborada para melhor interpretação dos Beatles no palco e na voz. Esses rapazes vão longe!


A banda no Programa Fala Aí!


Para quem gosta e curte Beatles pra valer, vai poder vê-los numa única apresentação que farão no Largo de São Sebastião, no famoso Tacacá da Gisela, apartir das 18h, dia 06 de maio, vale apena conferir!

As músicas vão desde as baladas românticas, o yeah, yeah, yeah, até as de cunho social como Revolution e The balad of John and Yoko. A Black Mersey passa por todas as fases do Fab Four e isso leva qualquer fã de Beatles a loucura!


Para mais informações: 81716307 - Rafael ou EMAIL : Beatlesneverdied@yahoo.com.br

domingo, 3 de maio de 2009

Flifloresta no Interior 2009



Faltando poucos dias para a abertura do Festival Literário Internacional da Floresta que será realizado em Itacoatiara, município do Amazonas conhecido nacionalmente pelo Festival da Canção (FECANI), agora é palco do primeiro FLIFLORESTA no interior, a expectativa é quase a mesma de alguns meses atrás, pois a vontade de se fazer algo tão bonito e inspirador quanto foi em Manaus, nos deixa ainda mais felizes e com a chama da esperança acesa em relação a disseminação cultural e a valorização da literatura produzida aqui no Estado.


Dessa vez o homenageado do evento, nada mais justo, é o "Semeador de palavras", aclamado pela crítica e considerado o homem do ano no meio cultural 2008 - Tenório Telles. Vale ressaltar que Tenório é formado em Letras Língua Portuguesa e Direito pela Universidade Federal do Amazonas, é também um dos idealizadores do Festival, entre outros eventos e continua sendo admirado e seguido por onde passa.

O FLIFLORESTA em Itacoatiara acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de maio e terá partipações musicais, como Candinho e Inês, Celdo Braga e Imbaúba, haverá teatro, mesas-temáticas, palestras com escritores locais e nacionais, distribuição de livros e muito mais.

O Festival conta ainda com o apoio do projeto Ler é preciso! coordenado pelas Professoras Valdilene, Rosilene, Roseane e Ana de Itacoatiara, além da CALL, Câmara Amazonense do Livro e Leitura, SEDUC, Livraria Valer, Prefeitura de Itacoatiara, AMALER entre outros.


Para mais informações: 3635-1324 ( Editora Valer - falar com Jaqueline) ou 8194-3459 (Bruna).

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Minha Inspiração - M. de Assis


Com imenso prazer abro esse blog com um dos poemas mais lindos que li, deixo aqui, como homenagem a um ser humano único que viveu e amou intensamente e que me inspira até hoje(ele e meu avô pai J.Chagas).
obs: meu nome seria esse...


CAROLINA

QUERIDA, ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro.


Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
Que, a despeito de toda a humana lida,
Fez a nossa existência apetecida
E num recanto pôs um mundo inteiro.


Trago-te flores, - restos arrancados
Da terra que nos viu passar unidos
E ora mortos nos deixa e separados.