domingo, 28 de fevereiro de 2010

"Quem não lê, não sabe o prazer que perde."

Morreu na manhã deste domingo, em São Paulo, o bibliófilo José Mindlin. Ele tinha 95 anos e estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein. A morte foi causada por falência múltipla de órgãos.
Mindlin foi dono de uma das mais importantes bibliotecas privadas do país, que começou a formar aos 13 anos e, no ano passado, doou cerca de 45 mil volumes, entre coleções e folhetos, para a Brasiliana USP, no campus da universidade, em São Paulo. (Fonte: Folha Online)

Pessoas como José Mindlin deveriam ser eternas...ele vai fazer falta nesse Brasil que tão pouco valor dá à cultura e à educação. Vou reproduzir aqui uma entrevista que li no site da Revista da Cultura, da Livraria Cultura, em janeiro desse ano (frases que gostei muito estão em itálico):


"Nascido em São Paulo em 1914, filho de imigrantes russos, José Mindlin ainda menino apaixonou-se pelos livros. Muito jovem, frequentava os sebos do centro de São Paulo e acabou por achar um jeito de comprar os livros sem pedir dinheiro aos pais. “Verifiquei que os livreiros dos sebos não estavam atentos ao que os outros faziam. Alguns vendiam por 5 ou 10 mil réis o que outros vendiam por 20, 30 e até 50 mil réis! Por sua vez, esses vendiam por 5 o que os primeiros vendiam por 30, 40.” Rapidamente, viu ali a chance de incrementar sua biblioteca. “Comprava o livro dos sebos mais baratos e levava para o outro, o dos livros caros, e dizia: ‘Vou deixar em consignação e não quero ver dinheiro. Tire sua comissão e me credite o produto.’” Depois de poucos meses, o garoto tinha crédito em todos os sebos. “Eu comprava sem desembolsar nada”, fala divertindo-se. Assim começa a história do mais respeitado bibliófilo do país. Sua biblioteca tem cerca de 40 mil títulos e a Brasiliana, coleção de livros sobre o Brasil e de literatura brasileira, chega a 25 mil títulos e foi doada à Universidade de São Paulo (USP ) em 2005. Livros, leitura, literatura brasileira e estrangeira, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Machado de Assis, Marcel Proust, Eça de Queirós e Guita, sua mulher e companheira por quase 70 anos – paixões que florescem em cada frase, em cada gesto, em cada canto da casa e da biblioteca. Na garimpagem, o desafio e a alegria de encontrar o objeto do desejo. Na leitura, o encontro sincero e real com o prazer. Esse é José Mindlin.

Qual é a sensação de encontrar um livro raro, muito desejado? O coração bate mais forte. O prazer da garimpagem é muito grande, descrever essa sensação não é fácil, mas dizer isso já dá uma ideia do que representava para mim. A gente procura coisas e, às vezes, vê um livro que a gente não conhecia, mas que desperta interesse. São os dois prazeres que a garimpagem proporciona: encontrar o que a gente procura e despertar interesse por coisas que não eram conhecidas.

Leia a entrevista completa no site da Revista Identidade

www.revistaidentidade.webnode.com.br

"Quem não lê, não sabe o prazer que perde."
José Mindlin

15 dias com o site e mais de 450 acessos!!!!!!!

Nossa, preciso agradecer a todas as pessoas que estão acessando nosso site e nos ajudando a divulgá-lo! Muito obrigada mesmo!

Continuem acessando!!!

www.revistaidentidade.webnode.com.br

Site da Revista Identidade

www.revistaidentidade.webnode.com.br

Para ficar por dentro do que está acontecendo no mundo cultural e acadêmico, acessem o site da revista Identidade e boa leitura!!!

Dedicação...

Faz um bom tempo que não escrevo nada aqui no blog, mas novo ano, mais idade e a vida continua cheia de surpresas...
Meu irmão e eu lançamos um site e estamos nos dedicando quase diariamente a atualizá-lo, pois é um projeto que está vinculado a Universidade Federal do Amazonas e pretendemos levá-lo adiante, tanto na internet quanto impresso.
De agora em diante, minha dedicaçao será maior e deixarei esse "meu querido diário" sempre atualizado, bem mais parecido comigo do que nunca.


Feliz 2010 e que seja relamente feliz...


Bruna Chagas