sexta-feira, 6 de abril de 2012

Emma: bonita, inteligente, e rica


Não foi difícil escolher Emma para ser discutido no próximo clube do livro,dia 28 de abril, às 19h, na Saraiva, aqui em Manaus. Primeiro pela ideia de se falar de uma das principais comédias românticas de todos os tempos, mesmo o livro levando um sentido bem maior que apenas esse, e segundo, porque realmente a protagonista da obra é bonita, inteligente e rica, como toda mulher/menina gostaria de ser.

No inicío Emma é uma jovem encantadora, diga-se de passagem, mas mimada, mal-criada e decidida. Jane Austen, autora do romance uma vez escreveu: “Vou criar uma heroína da qual ninguém além de mim vai gostar”, justamente para ilustrar todos os defeitos de alguém na posição dela teria . Diversas situações acabam sendo entrelaçadas por intromissões da jovem e confusões são armadas, ironias do destino, penso,  para no final se tornar uma grande mulher, tão querida como a Elizabeth de Orgulho e Preconceito ou como Elinnor Razão e Sensibilidade.

Por toda vida nunca duvidei que uma heroína como ela - sim Emma é uma heroína, se tornaria uma referência para qualquer geração e como qualquer outra heroína da minha querida Tia Jane Austen e muito feliz, descubro que realmente é assim, apesar das interpretações mudarem de acordo com a idade, o bom senso, a espiritualidade e até mesmo a posição social, a questão é: errar é humano, Emma cria situações que a colocam em divertidas encrencas e tão saborosamente interessantes para um leitor ávido por histórias da vida como ela é.

Tudo bem, o romance não traz só a Emma, possui uma gama tão boa de personagens quanto ela, que é impossível não falar de vários assuntos ao mesmo tempo. O dia-a-dia das pessoas que vivem ao lado da heroína é abertamente apresentado pela autora, que é famosa por trabalhar profundamente os perfis psicológicos em seus romances, em Emma, pelo menos isso não seria diferente. Na obra é possível se identificar e/ou lembrar de alguém com características tão próximas as naturais que você nunca mais vai esquecer.

O convite já foi feito, agora é só aparecer e bater um papo divertido sobre o livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário