domingo, 13 de setembro de 2009

Supernatural – 5×01: Sympathy for the Devil [season premiere]




*Retirada da página da web: http://www.seriemaniacos.com.br/blog/supernatural-5x01-sympathy-for-the-devil/

Ele está entre nós! Enquanto True Blood espera o Deus que vem, Supernatural recebe o Diabo em pessoa já na estréia da 5ª temporada. Comecem a se redimir dos seus pecados o apocalipse está próximo.

Spoilers Abaixo:

Como derrotar Lúcifer? Essa parece ser a grande pergunta da temporada. Os anjos planejam trazer a terra seu general, mas para que Miguel ande entre nós ele precisa da permissão de seu “receptáculo”, que também atende pelo nome de Dean Winchester. Dean recusou a oferta, mas os anjos parecem decididos a fazer qualquer coisa para convencê-lo a aceitar.

Mais que falta de confiança nos anjos, o modo como Dean recusou-se a ‘emprestar’ seu corpo a Miguel sugeriu (ao menos pra mim) um medo quase irracional de perder o controle sobre seu próprio corpo. Como se ele temesse seguir os passos de Sam na temporada anterior, afinal anjos e demônios não são assim tão diferentes.

Outra grande pergunta é como perdoar o Sam por ter iniciado o fim do mundo? Bobby parece ter conseguido mais sucesso nesse quesito que Dean. Aliás, eu não tive qualquer dúvida que Bobby estava possuído quando disse todas aquelas coisas para o Sam. Eu conheço esses personagens a 4 temporadas e nem mesmo ser a causa do apocalipse é o suficiente para Bobby renegar um de seus ‘filhos’. A relação entre Sam e o irmão, entretanto, está mais abalada do que nunca. Se a 4ª temporada mostrou os irmãos em constante conflito, na 5ª só sobrou decepção, culpa, arrependimento e principalmente desconfiança.

Mas chega de enrolação e vamos logo falar de quem realmente interessa: Lúcifer. Os produtores da série prometeram um Diabo simpático e eles não estavam brincando. Depois de assombrar o seu “receptáculo” numa sequência que já tem vaga garantida na galeria de cenas medonhas (no bom sentido) da série, ele assume a forma da falecida mulher de Nick, o tal “receptáculo”, e demonstra ser um grande manipulador. Tem a voz suave, sabe usar as palavras muito bem, diz e aparenta não mentir, e usa a verdade para seu próprio proveito, como bem disseram os produtores o Demônio é uma criatura simpática.

Foi interessante a dualidade entre os métodos do Céu e do Inferno para adquirirem seus ‘“receptáculos”. Enquanto os anjos exigiram que Dean se entregasse e quando esse recusou usaram tortura e chantagem para convencê-lo do contrário, e Demônio chegou pedindo a permissão. Os anjos usaram força, Lúcifer usou a perda da família para convencer Nick a deixar que ele, Lúcifer, usa-se o seu corpo para se vingar de Deus. No fim os métodos do Diabo mostraram-se bem mais eficazes e ele, agora anda entre nós usando seu “receptáculo”, e pronto para começar o apocalipse.

Últimos comentários:

- eu prendi a minha respiração por alguns segundos temendo que Bobby não fosse levantar depois da facada;

- Meg está de volta, confesso que tinha até esquecido dela, eu disse ‘Meg?’ junto com o Dean. E ela está certa é literalmente o inferno na Terra;

- hilária a participação da fã numero 1 do Sam. Eu adoro as tendências metalinguísticas de Supernatural;

- esqueci de falar do Cas. Agora parte do elenco fixo da série Castiel escolhe de vez o lado dos irmãos Winchester e ainda sugere que a sobrevivência dele e dos irmãos foi graças à interferência divina;

- espero que essa interferência de Deus permaneça uma sugestão, seria tão sem graça se ela se tornasse uma certeza. Quebraria parte do mistério. Claro que a algumas temporadas atrás eu diria o mesmo dos anjos, mas anyway…

- e pra terminar é sempre bom ouvir a temporada de Supernatural iniciar ao som de ACDC.

Bem agora e a vez de vocês. E aí? O que acharam de Lúcifer e da estréia da temporada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário