sábado, 18 de agosto de 2012

"Uox animae"

Estou doente da alma.Sinto um vazio,
Um vazio aqui dentro, que aperta o peito e
Se mostra em mil pedaços.
O espelho, a farsa, os ecos.
Falta algo. Falta tudo. Falta o mundo.

***Tentativa frustrada de se começar um poema...




terça-feira, 14 de agosto de 2012

É preciso ler o mundo para ler...

Depois de ler e produzir matérias a respeito da falta de leitura na vida dos brasileiros resolvi deixar registrado aqui, neste blog a minha insatisfação contínua com sistema público de educação e ainda levantar uma questão: O que podemos fazer para mudar esta realidade, já que não é novidade que o Brasil é um país de poucos leitores?

A pesquisa divulgada na última semana pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência, aponta que o brasileiro está lendo menos.  De acordo com o levantamento nacional, o número de brasileiros considerados leitores – aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa – caiu de 95,6 milhões (55% da população estimada), em 2007, para 88,2 milhões (50%), em 2011.

Há sim todo um atraso cultural e social, falta de Escolas e bibliotecas, tudo isso colabora com esses baixos índices, além de uma série de entretenimentos que são sedutores aos olhos da maioria, como por exemplo, os quais a pesquisa mostrou, como a preferência dos brasileiros: assistir à TV (85% em 2011 vs. 77% em 2007), escutar música ou rádio (52% vs. 54%), descansar (51% vs. 50%), reunir-se com amigos e família (44% vs. 31%), assistir a vídeos/filmes em DVD (38% vs. 29%) e sair com amigos (34% vs. 33%). Mas não podemos ficar para sempre neste mesmo disco.

Há diversas ações sendo realizadas em vários cantos do país, mas nenhuma ainda trouxe resultados esperados ou acima das expectativas. Cada vez mais a gente percebe que não basta o governo investir em milhares de projetos de incentivo à leitura se não tem profissionais competentes para incentivar realmente a leitura ou melhor inserir de vez esse hábito  na vida do brasileiro. Ë isso mesmo, falta gente que consiga colocar na cabecinha das crianças, jovens e adultos que sem leitura e leitores um país não vive. 

 A ideia aqui é questionar soluções plausíveis e não utópicas, como mudar esse pensamento mínimo de lazer e conforto. O fato é que a escolaridade, a classe social e o ambiente familiar estão profundamente relacionados com a penetração da leitura e a média de livros. E volto a questão inicial, o que nós podemos fazer para mudar isso??? É simples: cobrar, ler mais e cobrar, porque é para isso que elegemos os políticos, para nos representar nessas questões. Então fiquemos atentos nessas eleições, pois o ideal é ajudar a mudar o nosso país e não nos acomodar. Pensemos: É preciso ler o mundo para ler com competência(parafraseando Moacyr Gadotti).