domingo, 7 de abril de 2013

SER Jornalista

Nesses quase dois anos exercendo a profissão, mesmo ainda não sendo formada (em breve - só no fim deste ano) aprendi que SER JORNALISTA, não é apenas estar à frente das câmeras ou mesmo escrever inúmeros textos. Ser Jornalista é sentir, pensar e acima de tudo trabalhar, pois mesmo com poucas palavras e algumas pequenas ações, esse profissional pode sim mudar a vida das pessoas e isso só me faz querer aprender mais, me especializar melhor e continuar prezando a verdade e a informação sempre. 

(...) escrever para um jornal é uma grande experiência que agora renovo, e ser jornalista, como fui, e como sou hoje, é uma grande profissão. O contato com o outro ser através da palavra escritas é uma glória.

CLARICE LISPECTOR - Jornal do Brasil, 20 de abril de 1968.





Todos os dias eu tento SER Jornalista, mas não é fácil. Ai de quem acha ou crê que é uma profissão com muito glamour ou apenas de status. Jornalista sofre, dia e noite, e tem que sofrer mesmo, por ter em mãos detalhes de informação que pode ou não destruir ou mudar uma vida. 

O cuidado com uma vírgula, um ponto, uma interrogação. Duvidar sempre, mesmo depois de ter escrito umas trezentas vezes e lido umas duzentas o seu próprio texto. Isso é o fazer jornalístico, isso é trabalho de cada dia. 
Engana-se aquele que acredita que é impossível SER Jornalista de corpo e alma, ao mesmo tempo que busca em outras profissões aprender mais e desenvolver melhor o seu papel frente a sociedade, mesmo ainda não sendo formado. 



Bendito é aquele que faz a diferença numa redação, seja ele, produtor, repórter, cinegrafista, fotógrafo, editor e afins. E acima de tudo, feliz é aquele que luta por essa profissão e acredita como a própria vida.
Feliz dia do Jornalista, em especial aos amigos que estão na luta para se formar e já estão na área...

Nenhum comentário:

Postar um comentário