segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A queda incerta


Em meio a meses de batalhas na Líbia, os rebeldes conseguiram hoje tomar a capital do governo, a cidade de Trípoli, mas ainda não sabem onde está localizado Muammar Khadafi.  Após quatro décadas no poder, Khadafi é tido como um dos piores ditadores na história da humanidade , sua política é de intolerância absoluta, sem constitucionalidade e sem o mínimo de democracia. O ditador publicou um livro chamado Livro Verde, no qual dita os seus ideias e sua política. Segue abaixo trechos do livro:

“Liberdade de expressão é o direito de cada pessoa, mesmo se a pessoa escolher se comportar irracionalmente, para expressar sua insanidade. (…) Mulheres, como os homens, são seres humanos. Isto é uma verdade incontestável… Mulheres são diferentes dos homens na forma, pois são fêmeas, como todas as fêmeas dos reinos vegetal e animal diferem dos machos de suas espécies… Segundo ginecologistas, as mulheres, diferente dos homens, menstruam todos os meses… Como os homens não podem engravidar, eles não passam pelas indisposições que as mulheres passam. ”
O cerco se fechou nesta tarde na capital da Líbia e alguns especialistas da Folha.com afirmam que dentro de dez dias o ditador entregue o governo. Outros porém, acreditam que ele não esteja mais em Trípoli. Até agora, 90% da capital foi dominada rebeldes. Para saber mais acesse:

O desfecho desse episódio na Líbia está prestes a acontecer. Segundo a Folha.com, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) manterá sua missão na Líbia até que todas as forças leais ao regime do ditador Muammar Khadafi tenham se rendido. Além disso, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama já pediu que Khadafi renuncie explicitamente o governo e disse que o regime está próximo do fim.
É bom lembrar que o Cachorro Louco do Oriente Médio tinha em mãos algumas potências mundiais devido as armas nucleares e o Petróleo. Mas isso, fica para outros posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário