domingo, 9 de setembro de 2012

Vede, mortais! Hoje o Brasil perdeu um dos seus maiores poetas

A Literatura Amazonense está em luto. Na tarde deste domingo, dia 9 de setembro, faleceu o poeta e imortal(membro da Academia Amazonense de Letras), Luiz Bacellar, vítima de falência múltipla, decorrente de câncer no pulmão. 


Bacellar havia completado na última quarta-feira, 84 anos. Um dos maiores poetas do Amazonas foi um dos fundadores do lendário Clube da Madrugada, principal grupo literário amazonense, em 1954 e consagrou-se como escritor do haicai e da Amazônia.


Sua obra contempla elementos de forte componente erudito, influenciado por Fernando Pessoa e Frederico Garcia Lorca, com uma linguagem recheada de metáforas, que de primeiro momento podem parecer simples, por terem graça e ritmo ágil,  mas são carregadas de significados íntimos e fortes, além disso, também preservava o uso rígido da língua portuguesa, com um vocabulário tenso, tudo isso ao mesmo tempo em que retratava temas como a cultura popular e o folclore. Era realmente um poeta único.

Luiz Bacellar é autor de "Frauta de Barro", seu primeiro livro, com o qual venceu o Prêmio Olavo Bilac, da Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1959. Outra obra é o livro de sonetos 'Quarteto', considerado por Thiago de Mello um dos melhores da poesia nacional. Também escreveu  'Sol de Feira' e o haicai "Satori"(que diga-se de passagem, é um livro delicioso, cheio de  graça e com toque de sabedoria oriental, com jeitinho amazonense...).

Sim, deve-se ficar triste por um momento por perder um ser humano ilustre como este, mas deve-se lembrar da sua obra que permeia nossa existência, nossa vida simples e acima de tudo, o mundo amazônico no qual ele vivia e percebia o seu próprio mundo...

Segue o meu poema favorito do autor o livro Frauta de Barro:

Ciranda à roda de um tronco


Mangueira de minha rua
Do velho tronco enrugado
Que serve de alcoviteira
Ao casal de namorados.

O vento mexericando
Com tuas folhas assanhadas
Te arrepia as verdes franjas
Em murmúrios assustados.

As formas dos papagaios
Te pendem das galharias
Como brancos esqueletos
De duendes enforcados.

Te escorre o luar das folhas
Com seu brilho niquelado
Como um colar de rainha
Sobre um dossel desfiado.

Mangueira de minha rua
Vivo cheio de cuidados
Pela ingrata que tortura
Meu coração macerado.

E hei de quebranto e saudade
Morrer contigo abraçado.




A obra de Luiz Bacellar compõe-se por:

Frauta de Barro ( 1963)
Quatro Movimentos (1963)
Sol de Feira (1973) Editora Umberto Calderaro, Manaus
O Crisântemo de Cem Pétalas (1985) em co-autoria com Roberto Evangelista; editado pela Prefeitura Municipal de Manaus; republicado só com os poemas de sua autoria, como “As Pétalas do Crisântemo”, integrando a reunião intitulada Quarteto (1998), edição da Editora Valer de Manaus, com apoio da Fundação Biblioteca Nacional.
Satori (1999) Editora Travessia, Manaus
Os dois primeiros livros, premiados pela Academia de Letras em 1959, e publicados quatro anos depois, pela Livraria São José , no Rio de Janeiro,  já nos apresentam uma obra madura, rica e diversificada. 








4 comentários:

  1. Fico muito triste ao saber que Luis Barcellar se foi, pois tive a honra de tê-lo como aluno de japonês por alguns meses. Desde então, conversávamos na livraria Saraiva onde ele gostava de estar entre os livros. Marcou e marcará para sempre, presença na história da literatura amazonense, brasileira e por que não,literatura mundial. Meus pêsames aos familiares. De: família Nishikido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos ficamos muito tristes com essa notícia, mas devemos lembrar do grande poeta que foi e deixou órfãos esses filhos amazônidas que conviveram e sempre se lembrarão dele.

      Beijo a essa família linda que conheci!

      Excluir
  2. Gostei muito da sua homenagem ao grande Bacellar, quarta feira agora dia 19 estarei estreando um programa na web rádio manifesto norte, chamado CABOCLO URBANO e coincidentemente irei ler esse poema do Bacellar "ciranda a roda de um tronco" além também de falar sobre nossa literatura, abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostastes... Não perderei o Caboclo Urbano. Tens como me enviar o endereço na web?Abraço e obrigada!

      Excluir