sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Roteiro Literário: a arte de escrever amazônida que encanta o mundo - parte I

O Amazonas é um berço de talentos para literatura. Possui mais de oitenta escritores desde os tempos do Período Colonial. Passou por diversas fases, entre elas uma na qual existiu um grupo de poetas revolucionários, que mesmo anos depois da Semana de 22, permaneceu no imaginário das pessoas e é referência até hoje, o lendário Clube da Madrugada. Além disso, possui um dos poetas mais respeitados de todos os tempos e um dos brasileiros mais lidos no exterior dos últimos anos.
 Conheça os sete maiores nomes da literatura produzida no Amazonas, suas principais obras e contribuições para humanidade. Nesta edição você poderá conhecer este cenário literário da região e ainda saber os locais onde possa encontrar o seu autor e/ou obra favorita. Confiram:

1. Thiago de Mello
O maior expoente da literatura local é Amadeu Thiago de Mello, que nasceu em Barreirinha, no dia 30 de março de 1926 é um dos poetas brasileiros mais influentes e respeitados do país. Possui mais de quinze obras, sendo algumas traduzidas em mais de trinta idiomas e até mesmo Pablo Neruda já escreveu sobre o autor.
A obra mais conhecida dele é o Estatuto do Homem, publicada em 1977, que trata da natureza humana. Outro livro é Poesia Comprometida com a Minha e a Tua Vida, escrito em 1975 que lhe rendeu um prêmio e o fez conhecido como intelectual que luta pelos direitos humanos.
Hoje, aos seus 86 anos, ainda com suas roupas brancas características, Thiago de Mello participa de grandes eventos literários no mundo e sempre é visto em Manaus, em Parintins ou mesmo na sua cidade natal, Barreirinha. Não é difícil encontrá-lo dando uma voltinha em livrarias da capital. 

2. Luiz Bacellar

Luiz Franco de Sá Bacellar  foi um dos poetas mais significativos da história da Literatura Amazonense ainda vivo, ele é um dos fundadores do lendário Clube da Madrugada. Nasceu em Manaus no dia 4 de setembro de 1928. 
Possui nove livros publicados. Suas obras possuem contrastes com elementos de forte análise existencial e erudito, ao mesmo tempo em que retrata temas da cultura popular, do folclore, em particular as vivências de sua infância no bairro dos Tocos, hoje Aparecida.
O livro Frauta de Barro já tem nove edições e é a sua obra mais conhecida que conquistou um dos prêmios mais importantes do país: Olavo Bilac, em 1959, conferido pela Prefeitura do antigo Distrito Federal (Rio de Janeiro), cuja comissão julgadora fizeram parte Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. 
Neste livro encontra-se toda a memória e sutileza do seu mundo infantil com um tom musical em seus versos e uma carga existencial. O poeta faleceu na última semana, em decorrência de um câncer no pulmão, aos 84 anos.
Leia mais: Vede, mortais! Hoje o Brasil perdeu um dos seus maiores poetas

3. Aníbal Beça

Aníbal Beça nasceu em 13 de setembro de 1946 em Manaus e faleceu em 25 de agosto de 2009. Era poeta, compositor, produtor cultural e jornalista. Desde muito cedo colaborou em suplementos literários e em publicações similares nacionais e internacionais.
Mário Quintana o influenciou para vertente da poesia quando o conheceu mais jovem. Beça recebeu elogios de Carlos Drummond de Andrade, em 1987, pelo livro Filhos da Várzea. Em 1994, com o livro Suíte para os Habitantes da Noite, sagrou-se vencedor, dentre mais de sete mil livros de todo o país, do 6º Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira - categoria poesia.
Escreveu em quase todos os jornais da capital e mesmo envolvido em várias artes, como teatro e artes plásticas, foi na música popular que ele se encontrou. No ano de 2007 completou 41 anos de atividade literária e 45 de atuação na música popular, tendo vencido inúmeros festivais de MPB por todo o Brasil.
Aníbal Beça foi imortal da Academia Amazonense de Letras e outra lenda da literatura produzida no Amazonas. É possível encontrar suas obras em diversas línguas. 

Em breve, publicarei mais um roteiro literário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário