quarta-feira, 30 de maio de 2012

Uma criatura mui particular - rápida confissão...



Cada vez que leio Dom Casmurro me sinto mais parecida com a Capitu...Faz parte de mim, do que eu sou e do que acredito...Comecei hoje a minha quarta leitura e dessa vez a editora é a saraiva de bolso...isso é tão curioso, porque além de me divertir, pois é um momento de lazer e prazer que tenho ao reler esta obra do maior entre os maiores de todos os escritores brasileiros- Machado de Assis, volto a me encantar com a riqueza das perspectivas e escrita do autor.

"As curiosidades de Capitu dão para um Capítulo. Eram de várias espécies, explicáveis e inexplicáveis, assim úteis como inúteis, umas graves, outras frívolas; gostava de saber tudo."

Um vez dissertei numa avaliação no curso de Letras na UFAM que o Bentinho precisava de tratamento, porque ele era mimado chato e muito ciumento e ainda reforçava a história do livro da Helen Caldwell, na qual ela afirma que o Dom Casmurro era o nosso Otelo(Shakespeare). Minha professora corrigiu a avaliação na hora e disse que eu tenho uma opinião bastante segura a respeito disso e que poderia fazer uma dissertação, pois os argumentos eram tao bons que parecia que eu era a própria Capitu....isso nunca mais me saiu da cabeça...olha que já me achava parecida com a anti-heroína, sim, ela é uma anti-heroína , não é mocinha de novela e nem romântica, muito menos chata...era mulher, mulher de verdade desde cedo aprendeu o que era preciso e lutou pelo que quis.

"Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular..."

Aqueles olhos de ressaca que tanto perturbaram Bentinho, também deixaram inquietos meu ex-ex boyfriend, isso mesmo, segundo ele, uma comparação exata e poética era pouco para explicar o que foram aqueles olhos, ou melhor, no caso, os meus olhos... nunca esqueci disso. 
Na questão da traição ou não, não tem o que discutir, mulher como ela, não precisava disso. O fato é que o marido era ciumento, sem segurança e sem confiança e isso acabou com relacionamento. Claro que na minha futura dissertação os argumentos serão estes, mas com maior profundidade e também outros, pois a cada nova leitura percebo o quanto posso melhorar para defender o que acredito, tanto da obra quanto na vida.
A vida é realmente uma ópera, então apreciem o espetáculo, pois essa é apenas uma leve confissão de partes do meu passado que compartilho neste blog, neste post em especial, pois é um post pessoal.  Este é o meu lugar, meu mundo e meu xodó. Até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário