quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Livros, Homens e Ratos - Manaus e o acesso ao conhecimento negado


Um país se faz com Homens e livros, mas os ratos estão tomando conta da capital do Amazonas. Há cinco anos a Biblioteca Pública do Estado do Amazonas está fechada. A restauração foi orçada em R$2,7 milhões e terminaria em seis meses, mas hoje está sem data para reabertura. Na mesma situação, encontra-se há quase um ano, a Biblioteca Pública do Município.

Isso reflete o descaso do poder público Federal, Estadual e Municipal com o patrimônio arquitetônico e cultural de Manaus. Para cobrar a reabertura da Biblioteca do Estado, foi organizado um movimento chamado Abre Biblioteca que mexeu com as estruturas do poder público e de acordo com Soraia Magalhães, coordenadora do Movimento: “O que mais prejudica a população é que as pessoas passam a não poder frequentar esses ambientes, onde o acesso a informação e a cultura podem representar oportunidades de transformação social.”


A Secretaria de Infraestrutura informou que a obra foi concluída e dentre os principais serviços concluídos está a troca completa de toda a cobertura antiga do prédio por novas telhas de tipologia do século passado confeccionadas especialmente para atender aos requisitos do prédio histórico. a acessibilidade foi outra marca da obra, com a recuperação do elevador, que permitirá que pessoas com necessidades especiais frequentem os pavimentos superiores do edifício. outra grande adaptação foi o fornecimento e a instalação de um grupo gerador de 44kva de potencia, além da construção de uma plataforma metálica independente na cobertura para acomodar os condensadores de ar, agora do tipo split, e ainda substituição de lâmpadas, realização de pintura em geral, limpeza das infiltrações e outros reparos de menor impacto. Mas ainda não há data prevista para a reabertura.

    A respeito da Biblioteca Pública Municipal a situação é ainda pior, pois as obras nem se quer começaram. A biblioteca chegava a receber cerca de 3 mil visitas. Infelizmente, quando se vai ao local agora, encontra-se apenas um aviso no prédio, assinado pelo órgão responsável da Prefeitura – Manauscult, ressaltando que não tem data de início das obras de reparos na instalação elétrica, hidráulica e física do espaço. Até o fechamento desta edição, não houve retorno dos questionamentos enviados para o mesmo.
            Com todo esse descaso o que fica para se pensar é: Manaus está entregue aos ratos que cheio de doenças, transmitem a falta de responsabilidade e consciência social, educacional e cultural e isso faz mal a saúde mental do manauara. Certa vez, os membros do Abre Biblioteca fizeram uma pesquisa em frente à mesma perguntando às pessoas que estavam por ali: ‘O que é isso aí?’. A maioria não soube responder, ou seja, não reconheciam aquele local como referência para a cultura e mesmo história da cidade. Realmente, chega-se a conclusão de que o conhecimento está sendo negado pelas autoridades.


***Texto produzido por mim para Jornal Laboratório: Contexto, modificado levemente para o Primeiras Impressões.

Convite para uma nova Manifestação do Abre Biblioteca:


3 comentários:

  1. Apenas uma correção. A SEINFRA, já entregou a obra e deu como encerrado os trabalhos de reforma. O que falta é um posicionamento da Secretaria de Cultura do Estado que desde 30 de outubro de 2012, se calou sobre a questão. Por isso continuamos pedindo, não ao secretário de cultura, mas ao Governador do Amazonas: ABRE BIBLIOTECA!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou corrigir, pois este texto foi escrito há mais de um mês e pude publicar apenas hoje. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Corrigido. Coloquei asúltima sinformações recebidas pela SEINFRA. bj

    ResponderExcluir