segunda-feira, 8 de junho de 2009

SEXTA FILOSÓFICA - Ciclo: Mitologia Universal


A partir do mês de junho a ACNA-Manaus (Associação Cultural Nova Acrópole de Manaus) realiza em parceria com a Livraria Valer o projeto 6ª FILOSÓFICA, com o Ciclo de palestras: Mitologia Universal, ministradas pelo diretor da ACNA-Manaus, Leandro Botelho Aguiar. Serão três 3 conferências que acontecerão ao longo dos meses junho, julho e agosto, sempre na penúltima sexta-feira do mês, às 19h, no Espaço Cultural da Livraria Valer (Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro). A participação é gratuita e aberta ao público em geral.

6ª FILOSÓFICA apresenta clássicos da mitologia universal e filosoficamente esclarece seus simbolismos. Serão três 3 conferências que acontecerão ao longo dos meses junho, julho e agosto de 2009, sempre na penúltima sexta-feira do mês, no Espaço Cultural da Livraria Valer (Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro). O evento consiste em uma palestra expositiva de uma hora de duração, seguida de 30 minutos para o esclarecimento de dúvidas e discussão. As palestras aproximarão o público de idéias atemporais, que em muito contribuirão para o desenvolvimento pessoal. A mitologia universal traz consigo símbolos que vistos sob a ótima da filosofia à maneira clássica contribuem para o desenvolvimento das potências de bondade, beleza e justiça encerradas no homem. Visando aproximar a filosofia de todos, as atividades serão gratuitas.

Os temas abordados do ciclo Mitologia Universal serão:

Mitologia Celta – O Mito do Rei Arthur e a Saga Humana (19/06);
Mitologia Grega – A Odisséia de Homero e o Sentido da Vida (24/07);
Mitologia Indiana – O Bhagavad-Gîta e a Guerra Interior. (21/08).

Palestrante: Leandro Botelho Aguiar é diretor da Associação Cultural Nova Acrópole de Manaus. Há 10 anos ministra cátedras de filosofia e cursos de aperfeiçoamento em vários estados brasileiros. Instrutor de diversas disciplinas musicais.

Contatos: Valer – 3635-1324 / Kelly Aguiar (9181-4734).

Programação:
Junho
Assunto: Mitologia Celta Tema: O Mito do Rei Arthur e a Saga HumanaData: 19/06/09, sexta-feira, às 19hs.
Este mito celta fala da saga de Arthur e seus cavalheiros em busca do graal – o cálice perdido. Uma visão filosófica desta saga – a saga humana da busca pela sabedoria.

Julho
Assunto: Mitologia GregaTema: A Odisséia de Homero e o Sentido da VidaData: 24/07/09, sexta-feira, às 19hs.
A Odisséia, o mais belo dos épicos gregos, conta-nos a história do herói Odisseu e mostra-nos como as dificuldades podem ser transformadas em oportunidades de crescimento e realização.

Agosto
Assunto: Mitologia IndianaTema: O Bhagavad-Gîta e a Guerra InteriorData: 21/08/09, sexta-feira, às 19hs.
O Bhavagad-Gîta é uma epopéia indiana que embora traga um nome que nos aparente estranho traz também um conflito que nos é bem familiar – o conflito entre o ser e o não-ser. Será uma visão oriental deste conflito e de sua harmonização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário