segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Chegadas e Partidas | Dezembro de 2012


Chegadas e Partidas | Dezembro de 2012


Procuro uma alegria
uma mala vazia
do final de ano
e eis que tenho na mão
- flor do cotidiano -
é voo de um pássaro
é uma canção.


Carlos Drummond de Andrade, 1968




O verso presente no início desta publicação foi tirado de um dos Poemas de Dezembro de Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro que retratou de uma forma simples e reveladora, este mês que encanta gerações e transcende espiritualidade. No cinema não seria diferente, houve algumas perdas e uma entrada que vai com certeza transcender gerações.
3Estreou este mês nas telonas o filme “As Aventuras de Pi” (2012), baseado no romance “A Vida de Pi”, de Yann Martel. O longa é dirigido pelo ganhador do Oscar Ang Lee, e conta a história de Pi, jovem que sofre um naufrágio e vive algumas aventuras, dividindo o bote salva-vidas com um tigre. A produção traz como protagonista o jovem ator indiano Suraj Sharma, de 19 anos, que segundo próprio Lee, foi selecionado pelos seus olhos expressivos e uma aparência de jovem inocente, assim como o protagonista. Há inúmeras críticas positivas ao trabalho do rapaz, que pode consolidar-se caso invista nos projetos certos.
Mas nem só de chegadas vive a sétima arte. No dia 20 deste mês faleceu, por decorrência de um câncer, a atriz brasileira Thelma Reston. Aos 73 anos, Reston atuou em teatro, televisão e cinema, mídia na qual participou de 40 produções, entre elas, “Terra em Transe” (1967) de Glauber Rocha, O “Homem Nu”(1968 / 1997), “Lua de Cristal” (1990), “Brás Cubas” (1985) e “O Vampiro de Copacabana” (1976), porém o personagem que lhe cedeu verdadeira notoriedade foi Dona Aracy, a Gorda de “Os Sete Gatinhos”(1980), filme brasileiro dirigido por Neville d’Almeida, que por sua vez contou com roteiro baseado em uma obra da mente brilhante e incompreendida de ninguém menos que Nelson Rodrigues.
1Nos palcos, Thelma interpretou várias personagens do escritor, em peças como “Bonitinha, mas ordinária”“Vestido de noiva”. O dramaturgo era admirador do trabalho da atriz e dizia que “uma predestinação” levava a atriz para sua obra.
Mesmo com um currículo bastante extenso para parâmetros em participação em filmes nacionais, a atriz é mais conhecida por seus papéis hilários e interpretações nas novelas da Tv Globo, onde estreou como Arminda, na primeira versão de “Gabriela”(1975). Seu último papel foi como Dona Violante, a ladra da novela “Aquele Beijo”, na mesma emissora.
Outra perda brasileira foi a do ator, diretor e roteirista Jota Pingo, que faleceu aos 66 anos na noite do dia 1°, em Brasília, devido a uma parada cardíaca. Pingo é pseudônimo de Carlos Augusto de Campos Velho, um dos nomes chaves da cultura brasiliense. Natural de Porto Alegre (RS), ele estava radicado na cidade há mais de 30 anos. Sua participação no cinema ocorreu através do documentário chamado “Rock Brasília”(2011), no qual fala-se como foi a descoberta de Renato Russo na cena musical brasileira. Além disso, ele participava bastante de Festivais de cinema ao redor do país e era um agitador cultural de primeira. O Brasil realmente perde muito com a partida de Pingo.
2
Na Europa, mais precisamente em Roma, na Itália, o produtor de cinema erótico Riccardo Schicchi morreu, aos 60 anos, por causa de uma complicação da diabetes que sofria, no dia 10. Foi ele quem descobriu as estrelas de filme pornô: Cicciolina, Moana Pozzi e o ator Rocco SiffrediSchicchi nasceu na Sicília em 1952, era fotógrafo, mas bastou um encontro com a atriz pornô húngara Ilona Staller (Cicciolina), para o mesmo mudar de carreira e se dedicar ao mundo do cinema.
Com a artista húngara fundou em 1983 a agência “Diva Futura”, dedicada a lançar à fama modelos e atrizes no mundo do erotismo, como Moana Pozzi e Jessica Rizzo. Duas curiosidades realmente chamam a atenção em sua carreira: o produtor criou o chamado Partido do Amor, com quatro atrizes pornôs como candidatas ao parlamento – embora em vão, visto que não conseguiu nenhuma cadeira – e, posteriormente, foi condenado, em primeira instância, no ano de 2006, por associação criminosa e instigação à prostituição, sendo detido em 2008 e liberado pouco depois após pagar uma multa de 800 euros pelos mesmos delitos. Nada muito feliz.
4
Fazendo um balanço geral, o cinema teve muito mais perdas irreparáveis do que novidades que chegaram em 2012. É imprescindível ao cinéfilo ou amante da sétima arte que se tenha paciência e perspicácia para não deixar passar nada aos olhos, mesmo isso sendo quase impossível, quando se trata de criticar – construtivamente ou negativamente – um longa. O importante é saber ser justo, algo praticado na“Chegadas e Partidas”.
Para encerrar a última edição da coluna em 2012, segue abaixo um vídeo da participação de Jota Pingo no documentário citado.


atenção: texto redigido para cinesplendor em 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário