domingo, 24 de junho de 2012

Enfim, Orgulho e Preconceito - III Encontro Regional JASBRA/AM, no Clube do Livro na Saraiva

Para o deleite de qualquer fã de Jane Austen, neste sábado, dia 30, será realizado o III Encontro Regional da Jane Austen Sociedade do Brazil no Amazonas, em comemoração ao Bicentenário da segunda maior obra da Inglaterra, (perdendo apenas para O Senhor do Anéis) é ele minha gente, Orgulho e Preconceito.

O livro será debatido no espaço cultural Thiago de Mello, na Saraiva do Manauara Shopping e promete muita diversão já que é a obra mais famosa da escritora inglesa e algumas pessoas estarão vestidas a caráter (roupas do século XIX).

Segundo as organizadoras do evento, eu mesma e a Karen Michella, haverá a apresentação da obra, depois a discussão em torno dela e um delicioso chá. Além de sorteios de brindes e apresentação de cenas clássicas tanto dos filmes quanto da série.

Orgulho e Preconceito é sem dúvida o clássico mais perspicaz, divertido, irônico e atemporal da obra de Jane Austen. Foi encenado e filmado por diversas vezes. Há versões de 1945 até adaptação em filme bollywoodiano. Uma das últimas edições que li, foi justamente a da editora LPM, que abaixo transcrevo o prefácio de nada menos que Ivo Barroso sobre a obra e define muito bem a importância do livro:


Tradução de Celina Portocarrero
Prefácio de Ivo Barroso
“É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa.”
É com essas palavras que Jane Austen inicia Orgulho e preconceito, conduzindo o leitor diretamente ao lar dos Bennet, família com não menos que cinco noivas em potencial: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Quando o sr. Bingley e o sr. Darcy, dois jovens distintos, chegam a Hert­fordshire, todas ficam em alerta: eles são solteiros, bonitos e, claro, donos de uma boa fortuna. O que poderia ser uma típica história de amor é, nas mãos de uma das escritoras de língua inglesa mais difundidas pelo mundo, um espetáculo de grandes personagens e diálogos sagazes, com um timing perfeito para a ironia.
Jane Austen desafiou as convenções sociais ao criticá-las pelas entrelinhas, pontuando seus livros com toques de humor que só uma observadora perspicaz e uma brilhante escritora poderia unir. Suas histórias, passadas na Inglaterra da virada do século XVIII para o XIX, falam para os leitores de todas as épocas. Segundo o crítico Harold Bloom, os livros de Jane Austen passarão para a posteridade juntamente com os clássicos de William Shakespea­re e de Charles Dickens.


E faço minhas as palavras de Amanda Price, da série Lost in Austen: Amo Orgulho e Preconceito, amo a história, a Elizabeth, Mr. Darcy, amo as maneiras, a linguagem e a cortesia. Faz parte de mim, do que eu sou e do que quero.

Todos estão convidados para o evento:

III ENCONTRO REGIONAL JASBRA/AM: Em comemoração ao Bicentenário de Orgulho e Preconceito

Obs: Levem seu livro!!!

Local: Espaço Cultural Thiago de Mello, na Saraiva Shopping Manauara
Data: 30 de junho de 2012
Horário: 19h
Entrada franca



Nenhum comentário:

Postar um comentário